Os Comitês são um importante parte do funcionamento dos Conselhos de Administração. 98% das empresas possuem pelo menos um Comitê, sendo que a maioria delas possui até 4 Comitês. O número médio de Comitês é de 3,75 por empresa dentro da amostra de 2023, contra 3,1 do total de empresas em 2022.
Quantidade de Comitês por Empresa
Em relação à designação dos Comitês, podem ser separados em algumas categorias relacionadas aos temas de sua alçada; entretanto, nomenclaturas podem diferir entre empresas, bem como a designação de Comitês que podem agregar mais de um tema em sua alçada.
Comitês de Auditoria, estatutários ou não, aparecem em 96% das empresas da amostra de 2023, acima do 94% calculado no total de empresas em 2022. Eles representam 26% do número total de Comitês da amostra.
Quase metade (48%) das empresas apresentam Comitês de temas ligados a Pessoas, Recursos Humanos, Indicação e Nomeação, contando por 13% do número total de Comitês. Comitês de Sustentabilidade e, mais abrangentes, de ESG, estão presentes respectivamente em 22% e 11% das empresas da amostra de 2023, em crescimento de representatividade em relação a 2022, e representam 6% e 3% do número total de Comitês. Comitês ligados a Inovação e Tecnologia também tem sido demandados (em média 11% da amostra do Brasil, com tendência de crescimento também na Europa e Estados Unidos).
O número médio de membros de Comitê das empresas da amostra de 2023 é de 3,91. Na média, 60% dos membros de Comitês são também membros do Conselho da empresa, ou seja, Conselheiros.
Entre os membros dos Comitês que são também Conselheiros existe uma parte significativa de Independentes. Em Comitês de Auditoria, por exemplo, quase três quartos (73%) dos Conselheiros participantes são independentes. Os Conselheiros independentes de Comitês de Remuneração estão mais próximos da metade (48%) do total de Conselheiros participantes. E em Comitês de Nomeação, os Conselheiros Independentes representam 38% do total de Conselheiros participantes nesse tipo de Comitê.